quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Eis o 500L, o Substituto do Idea


Todo mundo sabe que o Fiat Idea está (muito) defasado na Europa. Enquanto no Brasil ele passou pelo bisturi em 2010, por lá ele ainda é vendido com a mesma cara apresentada mundialmente em 2003.

Mas as coisas estão prestes a mudar, pois a montadora italiana substituirá o modelo até o final deste ano, e pode parecer brincadeira, mas quem entrará no lugar do atual representante da marca nesse segmento será um 500 “anabolizado”. Chamado de 500L, o carro acaba de ter as primeiras imagens e informações reveladas de forma oficial pela própria Fiat.
Para poder virar um carro familiar e substituir o Idea – hoje no segmento B naquele mercado – o carro recebeu uma plataforma alongada do subcompacto, tanto que o sobrenome "L" significa “large” ou grande em português.
Segundo a marca, suas medidas são 4,14 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,66 de altura. Em comparação a atual minivan, ele é 19 cm mais comprido e 9 cm mais largo, o que pode refletir (e muito) no espaço interno, mas é 4 cm mais baixo.

Seu design mistura o presente e o passado com linhas atuais e a nova identidade da Fiat (grande abertura no para-choque dianteiro semelhante aos vistos nos novos UnoPalioPanda e Punto Evo) com detalhes inspirados no antigo 600 Multipla (lanternas traseiras e faróis).
A gama de motores do modelo será composta por dois blocos a gasolina – 0.9 bicilindro TwinAir e 1.4 – e um a diesel – o 1.3 MultiJet de segunda geração.
O novo membro da família 500 será fabricado na Sérvia, de onde deve abastecer o mercado europeu. De início, a Fiat vai oferecer a minivan apenas na versão de cinco lugares, mas há informações de que uma versão para sete passageiros deve chegar ao mercado para substituir o Múltipla, outro modelo que não apresenta novidades há algum tempo.
As vendas do 500L devem começar apenas no final deste ano, mas sua apresentação oficial vai acontecer já em março próximo, no Salão de Genebra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário